quarta-feira, 20 de julho de 2016

Descendentes de Pietro Antonio Bonat: Últimas notícias sobre o processo de cidadania

Piquenique no bairro Cachoeira, Curitiba, em 1935.


De acordo com informações obtidas no Circolo Trentino de Curitiba, os dois processos de descendentes de Pietro Antonio Bonat permanecem em Roma, na fila de espera. A comissão que analisa os casos trabalha com extrema lentidão, sendo composta por poucos funcionários, basicamente por estagiários, que têm horário limitado. Atualmente, ainda analisam processos de 2006/2007...

A regularização de documentos só precisará ser feita quando os processos retornarem de Roma e consistirá na entrega de certidões atualizadas de endereço, nascimento, casamento e óbito, com as devidas traduções. O Circolo Trentino avisará quando for necessário, por isso é importante manter nossos dados atualizados (telefone e e-mail).

As crianças que nasceram após a entrega dos pedidos em 2010 serão incluídas automaticamente, apenas com a apresentação da certidão de nascimento. Importante: ao completar 18 anos, se não foi pedido antes, perde a cidadania, pois já terá idade para fazer a opção por sua conta.

Com a obtenção da cidadania, é obrigatório manter os dados atualizados no cadastro do  consulado. O voto nas eleições da Itália não é obrigatório, embora as cédulas sejam enviadas a todos os cidadãos.

Para os descendentes de trentinos, não é possível obter a cidadania caso venham a residir na Itália. Isso só é possível para descendentes de italianos das outras regiões que, com assessoria, podem conseguir em menos de um mês.

Nenhum comentário: