domingo, 4 de maio de 2008

Em Busca da Cidadania III


Paralelamente às dificuldades impostas pelos italianos, cabe também lembrar que todos nós, direta ou indiretamente, temos uma parcela de responsabilidade neste processo. 


Sabemos que fotografias e documentos foram perdidos porque não lhes foi atribuída importância naquele momento da vida familiar e pessoal. 
Relatos dos pais e avós, com tantas e preciosas informações e histórias, ficaram parcialmente registrados em nossa memória ou foram totalmente esquecidos.
As lembranças que ainda nos restam precisam ser escritas, fotos e documentos devem ser preservados, de modo que as futuras gerações tenham acesso à memória de nossa família.

E, como cidadãos, precisamos nos mobilizar para que as instituições do nosso país não menosprezem o passado, não trancafiem informações ou simplesmente joguem documentos no lixo. Neste sentido, se alguém souber, por exemplo, onde encontrar a lista completa dos trabalhadores que construíram a ferrovia Curitiba-Paranaguá, por gentileza, nos avise... 
Museus, bibliotecas, arquivos públicos ou privados: há muito trabalho a ser feito, gavetas e prateleiras a serem reviradas.

Muitas pessoas consideram importante resgatar a história de nossa família como um reconhecimento à luta de nossos antepassados, além de facilitar a busca da cidadania italiana. Se pudermos construir isso coletivamente, compartilhando memórias e informações, será muito mais fácil e gratificante!

Yara

Nenhum comentário: