terça-feira, 7 de junho de 2016

Os nomes mais comuns no Brasil - também por região





Existem 112 "Pelé" no Brasil, de acordo com o IBGE.
(Na foto, Tião Abatiá e Pelé. Coritiba 0 X 2 Santos. Só não recordo o ano).
Foto de Joel Petroski.

http://censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/search


Uma ferramenta do IBGE mostra em quais pontos do Brasil o seu nome é mais comum. Os dados foram obtidos pelo Censo Demográfico 2010 e disponibilizados para a população (link acima).

A ferramenta é chamada “Nomes no Brasil”. Ela mostra também a evolução no número de pessoas registradas com um mesmo nome ao longo do tempo. Ao fazer uma busca, é possível visualizar o número total de brasileiros com aquele nome.

O site também mostra qual é o percentual daquele nome entre brasileiros, posição de popularidade, local com maior taxa por 100.000 pessoas, nomes similares e um mapa de calor da concentração.

Além da busca nacional, o usuário também pode restringir as informações por estados ou municípios.

O IBGE afirma que são 130 mil nomes diferentes entre os 200 milhões de brasileiros. Se você tiver um nome bastante exótico, no entanto, pode se decepcionar com a ferramenta. O órgão afirma que apenas nomes com frequência igual ou maior a 20 aparecem na ferramenta quando a busca é feita nacionalmente.

De acordo com o IBGE, o nome mais comum no Brasil é Maria, com 11,7 milhões de ocorrências. Em segundo lugar vem José, com 5,7 milhões de ocorrências.

Nenhum comentário: