sexta-feira, 11 de abril de 2008

Em Busca da Cidadania - De Mezzano a Curitiba




Em Busca da Cidadania - De Mezzano a Curitiba 

Pietro Antonio Bonat nasceu em Mezzano/TN, em 1855. Veio para o Brasil com seu irmão Giorgio, por volta de 1870-1880, para trabalhar na construção da ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, no Estado do Paraná. Em 1882, casou-se com Maria Maddalena Collodel, imigrante italiana. Pietro faleceu em 1919, na cidade de Curitiba, capital do Paraná, deixando catorze filhos. 

Parte de seus descendentes pediu a cidadania italiana e está faltando apenas a certidão de desembarque de Pietro no Brasil. Por isso, pedimos sua ajuda para encontrar algum registro da imigração (declaração de cartório ou do porto de embarque com a data e nome do navio). Não há citação sobre os irmãos Bonat no livro de Renzo Grosselli que trata da imigração trentina ao Paraná (Dove cresce l'araucaria. Dal Primiero a Novo Tyrol. Contadini trentini - veneti e lombardi- nelle foreste brasiliane, Parte III, Paraná, 1874-1940).


Yara

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados amigos:

Li, atentamente, todos os tópicos abordados no blog da família Bonat e, confesso, fiquei surpreso diante de tantos dados e detalhes apresentados. Parabéns pelo belo trabalho.

Ronald

Anônimo disse...

Obrigado pelos elogios.
José Maria